Em praticamente todas as profissões, o marketing é necessário, especialmente se você é um EUprendedor, ou seja, é o único responsável por administrar todos os aspectos do seu negócio. O marketing e as vendas exigem que você exponha a si e à sua empresa, encontre pessoas que possam se interessar e, em seguida, descobrir o que elas gostam, querem, precisam e se beneficiarão com seu produto ou serviço. Você precisa interagir e se envolver com outras pessoas para fazer isso; afinal você não pode vender se estiver em uma bolha. No entanto, quando se trata de marketing para pessoas introvertidas, tudo isso pode parecer ameaçador.
Ser introvertido não significa que você não poderá vender com eficiência. Em vez disso, significa que você encontrará uma outra maneira de atrair e conectar-se com clientes que é diferente de como um extrovertido faria essas tarefas. Você descobrirá técnicas de marketing que parecem naturais para você e que ajudam a fazer mais do que você gosta e se destaca.
O que você não deve fazer, é tentar nadar contra a corrente. Se você está constantemente pressionando contra o que lhe parece agradável ou natural, será impossível fazê-lo funcionar. Hoje, o marketing tem tudo a ver com ser autêntico, útil e envolvente. Clientes querem lidar com pessoas reais. Se você estiver forçando para ser uma pessoa extrovertida, isso não será natural, as pessoas verão isso e não se conectarão com você.
O que é um introvertido? Seu primeiro passo para dominar o marketing para introvertidos
Um introvertido não é alguém que não gosta de pessoas ou que quer ficar sozinho o tempo todo. Em vez disso, um introvertido é uma pessoa que gasta energia quando se aproxima de outras pessoas e recarrega durante o tempo sozinho. Ao recarregar, eles podem ter energia novamente quando é hora de interagir com as pessoas. Isso está em oposição direta aos extrovertidos, que se sentem esgotados quando estão sozinhos e obtêm energia de estar perto de outros.
Os introvertidos nem sempre são tímidos ou socialmente desajeitados. E eles não gostam necessariamente de marketing. Porém, como o marketing pode envolver muita comunicação com fãs, clientes ou clientes, esse nível de engajamento pode prejudicar a energia de um introvertido e torná-lo menos eficiente. O marketing também requer muita visibilidade do público, e toda essa atenção pode parecer desgastante para um introvertido. Para poder entregar o que os clientes querem, os introvertidos precisam levar um tempo para recarregar.
Marketing para introvertidos significa não se comparar com extrovertidos
Há muito barulho por aí do mundo dos profissionais de marketing extrovertidos. Pode ser avassalador ver quantas pessoas se apressam o dia inteiro para comercializar a si mesmas e, se você se comparar a elas, sentirá como se nunca estivesse à altura. Você assumirá que não será capaz de competir. Ver o que os profissionais de marketing colocam lá fora para o mundo ver não é o quadro completo, e eles podem estar falhando de maneiras que você não percebe. Por mais que seus concorrentes estejam fazendo, há muito mais que eles não estão fazendo.
Em vez disso, pesquise pessoas em seu campo que atendam ao mesmo público e estude o que elas fazem certo e onde elas dão errado. Use o que aprendeu para orientar seu próprio marketing para a campanha de introvertidos. Experimente o que você acha que funcionará para o seu público e para você; não se preocupe com o resto.
Além disso, considere o seguinte: alguns extrovertidos podem realmente ser introvertidos que não percebem isso. A superexposição leva a desgaste, erros e más escolhas de negócios. O fato de você entender que é um introvertido e o que isso significa para sua energia e humor significa que você pode gerenciá-lo da maneira que for melhor para seus negócios.
Benefícios profissionais de fazer um marketing introvertido e compreensivo para introvertidos
Existem várias razões pelas quais a introversão é uma bênção no que diz respeito ao marketing e ao resto de sua vida profissional:
- Todo esse tempo sozinho auto-imposto leva a mais pensamentos, idéias criativas e coisas perspicazes a dizer
- Você pode gostar de escrever mais do que falar, e o marketing exige muita escrita
- Você não publicará antes de pensar; você vai ter tempo para pensar sobre o que você coloca lá fora e evitar cometer erros que provavelmente teria que compensar
- Quando você fala com menos frequência, as pessoas prestam mais atenção, o que torna o que você diz mais poderoso
- É mais fácil para os introvertidos lerem seu ambiente social; introvertidos são capazes de captar com precisão os sinais sociais que outros podem perder
Quando se trata de marketing on-line, é uma força enorme poder identificar pistas sociais, porque você é limitado em termos de como se comunica. A interação face a face e a linguagem corporal não podem ser levadas em consideração.
Escolha seu marketing para técnicas de introvertidos
Para ser um excelente profissional de marketing, você precisa encontrar as atividades de marketing de que gosta e que funcionam para sua marca e público e, em seguida, maximizar seus recursos para poder fazer mais do que gosta. Aqui estão algumas dicas para escolher as melhores atividades de marketing para você.
Pense sobre o que você ama
O que você ama no seu trabalho e no seu público? Faça uma lista. Isto é o que deve girar em torno de seu marketing. Você também pode fazer uma lista de tudo o que precisa fazer pelo seu negócio e depois dividi-lo em “gosto” e “não gosto”. Pare de trabalhar demais nos itens de “antipatia” – terceirize-os, simplifique-os ou evite-os, mas não tente anexar marketing a eles.
Abrace as mídias sociais
Não deixe que a parte “social” o engane – a mídia social pode realmente ser uma ferramenta excelente e de apoio para introvertidos. O principal objetivo das mídias sociais é aumentar o reconhecimento da marca e nutrir relacionamentos, não para vender. Você tem muito tempo para se sentir confortável em se conectar com as pessoas e não precisa se apressar ou forçar.
O marketing mais eficaz se conecta com as pessoas, oferece generosamente sua experiência e as ajuda a resolver os problemas que mais as perturbam. Não há razão para que um introvertido não possa fazer essas coisas, desde que sua energia e produção sejam gerenciadas.
Há muito espaço de manobra com as mídias sociais. Você pode automatizar muito disso, como postar e, em seguida, agendar e limitar os horários em que efetua login e verifica as notificações. Você também pode tema seus perfis de uma maneira que não obtenha feedback que exija sua atenção. Por exemplo, se você não gosta de interagir no Facebook, não compartilhe links de produtos por lá – eles apenas incentivarão as pessoas a fazer perguntas sobre o produto. Em vez disso, invista nos anúncios do Facebook que reúnem leads automaticamente e use um website para aumentar o conteúdo focado nas vendas.
Escolha as mídias sociais que consegue manter
Sua marca e/ou profissão determinarão as melhores opções de mídias sociais para você. Se você é um profissional que oferece serviços para empresas, deve estar no LinkedIn, mas pode ignorar o resto. Se você tem uma loja de comércio eletrônico, pode fazer todo o seu marketing através do Pinterest ou Instagram. Quando você escolhe mais mídias do que pode manter, eles ficam lá sem uso e desatualizados, o que é pior do que não tê-las.
Além disso, seja honesto sobre o que cada plataforma exige. Como o público gosta de interagir? Com que frequência você precisará postar? Por exemplo, se você postar Tweets instigantes, seu público espera ter uma conversa com você. Se você não consegue acompanhar, essa não é a saída ou a tática para você. Pense no que você pode lidar e se isso corresponde à plataforma e seus usuários.
Priorizar o email marketing
Quando se trata de email marketing, você pode achar que é importante ignorar e provavelmente está certo. No entanto, você não precisa produzir conteúdo todos os dias. Até os assinantes mais dedicados e os verdadeiros fãs azuis podem se cansar quando muitas coisas acabam na caixa de entrada. Um ótimo email todo mês é melhor do que criar conteúdo que reflita o quanto você está exausto por todo o processo. Conheça o seu mercado e pergunte-se quanto seus assinantes precisam ser contatados para executar as etapas que você precisa que eles executem; então, não se pressione para oferecer mais do que isso.
Comece devagar
Há tanta propaganda por aí que você pode sentir como se tivesse perdido antes mesmo de começar. Você tem uma página no Facebook? Ótimo, agora você tem que criar histórias no Instagram. Você já publica histórias toda semana? Agora é hora de configurar uma lista de email. Tem sua lista de e-mail? Obtenha seus primeiros bilhões de seguidores.
É cansativo! Para um introvertido, pensar em fazer tanta interação pessoal de uma só vez é completamente avassalador e parece impossível.
A longo prazo, implementar um – e apenas um – marketing de estratégia ou técnica de introvertidos e aperfeiçoá-lo antes de adicionar outro beneficiará o seu negócio.
Marketing para introvertidos significa gerenciar seu tempo e energia
Como introvertido, você não é automaticamente inútil ou sem generosidade. Você não gosta de se conectar com os outros. Sua energia simplesmente opera de maneira distinta e você precisa protegê-la. Aqui está como fazer isso.
Escolha seus modos preferidos de comunicação
Você precisa manter contato até certo ponto, mas a parte de comunicação direta do marketing parece desgastante para os introvertidos. Por exemplo, você pode responder e-mails o dia todo sem se sentir cansado, mas algumas chamadas telefônicas podem desperdiçar sua energia. Ou você pode gostar da flexibilidade do bate-papo ao vivo, mas odeia conversas que são desenhadas nas mídias sociais. Desde que seus clientes obtenham o que precisam dentro de um período de tempo razoável, você poderá definir seus métodos de comunicação. Ter tantas maneiras de entrar em contato também existe para sua conveniência, não apenas do cliente.
Defina e esclareça sua disponibilidade
Como introvertido, você não pode estar disponível o dia todo, todos os dias. As pessoas estão tão acostumadas a respostas instantâneas que alguns clientes podem achar isso inaceitável no começo. Em vez de ceder às suas demandas, gerencie suas expectativas, deixando bem claro quando você está e não está disponível. Publique seu horário comercial no seu site, nas mídias sociais e na sua assinatura de email. Configure autoresponders para que as pessoas saibam que você recebeu a mensagem e quando planejam receber uma resposta. Se sua empresa lida com qualquer tipo de emergência – qualquer motivo pelo qual um cliente precisaria absolutamente de você agora, em vez de esperar – configure um modo de comunicação que possa sempre chegar até você e comunicar diretrizes rígidas para o que constitui uma emergência.
Disponibilizar informações
Como você limitará a quantidade de interação que tem com seu público-alvo, verifique se todas as informações necessárias estão em algum lugar que possam ser facilmente encontradas. Seu site e seus perfis de mídia social devem ser preenchidos o máximo possível. Além disso, automatize tudo o que puder para que sua empresa possa continuar funcionando mesmo quando estiver nos bastidores. Aqui estão algumas idéias:
- Poste informações de contato e disponibilidade em qualquer lugar que puder
- Adicione inscrições por e-mail e um brinde entregue automaticamente em seu site e contas de mídia social
- Crie uma página de site com informações de preços
- Configure automações para comprar online, verificar o status da conta etc.
- Use a reserva de compromissos on-line que sincroniza com sua agenda
- Direcione as pessoas para outras maneiras de encontrar seu conteúdo, como seu blog ou perfis de mídia social
- Perguntas frequentes
Dê a seus clientes e leads o máximo de informações possível para que eles possam se auto-servir e se sentir conectados à sua marca, mesmo quando você não estiver disponível para eles.
Prepare-se para Reuniões Antecipadas
Os introvertidos fazem o melhor trabalho criativo quando estão sozinhos, mas sua equipe de marketing pode se reunir regularmente para sessões de brainstorming. Toda essa interação combinada com o pensamento criativo é uma receita para fazer com que um introvertido precise de um quarto escuro e silencioso pelo resto do dia. Não há problema em fazer um brainstorming por conta própria e entrar na reunião com algumas idéias prontas para começar. Você ainda pode se sentir um pouco cansado após a reunião, mas não será tão ruim como se você estivesse desarmado.
Saiba quando se afastar
A coisa mais importante que um introvertido pode fazer é se afastar das pessoas quando elas sentem sua energia drenando. Você precisa conhecer seus limites e deixar o trabalho por um tempo quando estiver perto deles. Caso contrário, você evoca a lei dos retornos decrescentes, o que significa que continua trabalhando no marketing, mas obtém resultados cada vez piores. Ninguém se beneficia e vai demorar ainda mais para que você possa aparecer para trabalhar novamente atualizado e pronto para qualquer coisa. Planeje com antecedência pensando nos momentos em que você sempre precisa de uma pausa, como após o lançamento de uma campanha de marketing. Programe-o agora para evitar o estresse de ter que fazer uma pausa mais tarde.
Gerenciar o tempo do seu telefone
Você sabe que precisa de tempo para recarregar e desligou a maioria dos canais de comunicação. Você ainda tem seu iPhone e, embora esteja cansado de ver suas contas, não pode deixar de clicar e atualizar. Não deixe seu telefone se tornar um campo minado. Exclua rotineiramente as ferramentas de marketing do seu telefone e adicione-as novamente quando estiver realmente pronto para recebê-las na ponta dos dedos.
Aproveite ao máximo quando você aparecer
É melhor adiar uma resposta e fazer com que a resposta conte do que responder mal porque você tem medo de adiá-la. Quando você tem a chance de recarregar, é mais fácil ser feliz e amigável quando é hora de começar. Aproveite ao máximo esses momentos “ativados” para mostrar ao seu público que, mesmo que você não esteja disponível e apresente-se 24 horas por dia, você estará participando quando estiver disponível.
Use o primeiro nome das pessoas. Responda de forma genuína e completa. Se um cliente fizer uma pergunta e precisar esperar dois dias por uma resposta, pelo menos, dê uma resposta completamente completa que reconheça todas as suas preocupações. Elogie seus clientes e agradeça a eles por confiar em você ou em sua marca.
Considerações finais sobre marketing para introvertidos
Quando você faz algo que parece errado, outras pessoas notam a mudança de energia e são desligadas. Não tente se ajustar à força às táticas de marketing que funcionam para extrovertidos. Existe outra maneira.
Encontre métodos de marketing que se sintam alinhados com sua energia e entusiasmo em sua carreira. Você terá muito mais facilidade em se colocar lá fora, conectando-se e interagindo com os outros, e permitindo-se tempo para se recuperar. Nos momentos em que você precisar recuar, ficará feliz em saber que está fazendo um excelente trabalho quando está “ligado”.
Comentários