As duas perguntas mais comuns que recebo dos novos clientes sobre a criação de um website são sobre o preço e o tempo: “Quanto custa um novo site?” E “Quanto tempo leva para criar um novo site?”

As respostas a essas perguntas variam muito, dependendo do tamanho e do escopo do projeto. Já projetei, desenvolvi e lancei sites dentro de um mês, quando absolutamente necessário, entretanto em outros casos, mantenho sites em evolução constante a mais de anos.

Independentemente dessa variação, descobri que sempre faz sentido seguir um processo bem definido para projetar e desenvolver um novo site.

Ao estabelecermos as fases e marcos para cada projeto, garantimos que atingimos os objetivos em cada estágio à medida que avançamos para o próximo. Essa abordagem em fases se transforma facilmente em um plano e uma linha do tempo do site.

Tendo projetado e construído muitos sites, sei que esse processo funciona e que cria uma plataforma para o sucesso.

A lista a seguir descreve as fases envolvidas na criação de um site. Há uma variação no tempo associado a cada etapa, dependendo dos requisitos de cada projeto. No entanto, isso fornecerá um guia sobre o que você poderia esperar.

As 6 fases de um projeto

  1. Entendimento do negócio (2 a 10 semanas)
    Esse é um dos estágios mais cruciais do projeto, pois é nesse estágio que são determinadas as bases para o sucesso do projeto. Isso inclui pesquisa; sessões de descoberta; redação de brief criativo; redação de resumos técnicos ou arquitetura mais detalhada, requisitos e definições; plano de arquitetura do site; wireframes e criação de sitemap. Nessa fase vamos definir por escrito sobre o negócio, produto ou serviço e sobre o cliente. Vamos também criar a PUV (proposta única de venda).
  2. Design (4 a 12 semanas)
    Com base no resumo criativo e nas informações coletadas no estágio de descoberta, o projeto passará para o estágio de design. É nesse estágio que o feedback é extremamente importante a fim de estabelecer um design que atenda aos objetivos do novo site. Os modelos de design podem incluir designs de página inicial, vários designs de páginas internas, visualizações na área de trabalho e visualizações no celular.
  3. Conteúdo (5 a 15 semanas)
    O valor de um bom conteúdo para qualquer site não pode ser subestimado. Tão importante quanto um bom design, conteúdo de qualidade pode diferenciar um site. Pode ser um processo demorado para inserir novo conteúdo e migrar o conteúdo existente; no entanto, a recompensa vale o esforço. A criação e montagem de conteúdo envolve o estabelecimento de palavras-chave e headlines, mudança de conteúdo de sites existentes, redação de novo texto, edição de texto, criação de títulos, títulos de páginas, legendas e textos, títulos, descrições e tags otimizados para SEO. Esse processo geralmente se sobrepõe a outras partes do processo de criação do site.
  4. Desenvolvimento (6 a 15 semanas)
    Usando o design aprovado, a arquitetura do site, o resumo técnico e o mapa do site, o projeto passa para a fase de desenvolvimento. É aqui que o site ganha vida e todos os elementos do site se reúnem para produzir um site de alta qualidade. Há pouco envolvimento do cliente nesta fase do projeto, no entanto, uma boa parte do cronograma será necessária para esta etapa, principalmente se houve a necessidade de integrações com meio de pagamentos, agendas, outros sistemas, etc.
  5. Lançamento do site (1 dia a 2 semanas)
    Após a aprovação, o novo site é lançado (sem interrupção no site atual se existir). O processo de “virada” pode ser simples e rápido, ou pode ser por etapas, dependendo do que está envolvido.
  6. Evolução contínua (sempre)
    Depois que um site é lançado, é necessário que haja manutenção contínua, em termos de hospedagem e segurança. Há também uma grande oportunidade de continuar aprimorando o site com base em comentários e solicitações reais do usuário. Para essa fase, disponho de alguns planos de manutenção periódica que pode ser visto em https://zoimidia.com/planos/.
Infográfico criação de um website com 6 passos importantes
Infográfico criação de um website

Espero que isso ajude a fornecer informações sobre o tempo necessário no desenvolvimento do seu novo site. Se você gostaria de discutir seu próximo projeto da Web e os prováveis ​​requisitos de tempo, teremos prazer em aprender sobre seus objetivos. Entre em contato agora mesmo!